Inércia – 3

Após a famosa cena do documentário de Michael Moore, em que aparecia a cuspir para o pente antes de ser entrevistado, o ex-número 2 do Pentágono e actual presidente do Banco Mundial, Paul Wolfowitz, volta a dar nas vistas durante uma viagem à Turquia. De visita a uma mesquita, descalçou-se e ficou com os dedos grandes dos pés à mostra! Resultado imediato? Várias empresas turcas do sector têxtil enviaram-lhe uns belos pares de meias.

Vão gastar 40 milhões de Euros na nova Basílica de Fátima, uma obra meramente sumptuária, apenas para incremento do folclore turístico-religioso. Será que os 40 milhões não poderiam ter sido empregues no combate à pobreza ou nalgumas centenas de habitações para outras tantas famílias ainda a viverem em condições degradantes?

A revista National Geographic de Janeiro 2007 descreveu na sua reportagem “O Fim da Amazónia”, um drama ecológico e humano que não pode ser para nós, apenas mais um alerta acerca do que se passa nesta importante floresta tropical. O que nos é relatado é, em grande medida, a consequência de uma sociedade mundial refém do consumo e do desperdício, faminta de recursos para alimentar um estilo de vida insustentável. A forma como a Amazónia está a ser explorada reflecte a própria insustentabilidade de toda a sociedade humana. Nós vivemos acima da capacidade do próprio planeta. Uma boa parte do desequilíbrio visível na exploração da Amazónia resulta da insustentabilidade do nosso próprio consumo aqui na Europa e noutras sociedades industrializadas.

Anúncios
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: