Lisboa


Eleições intercalares à parte e problemas também, falo agora de Lisboa.
Não sou de Lisboa, não conheço muito de Lisboa, mas amo Lisboa.

É a cidade das sete colinas, trilhadas por pessoas de mochilas às costas e sapatos rasos, sob a radiosa luz de Lisboa, pelas descidas e pelas subidas. O azul de Belém, o futurismo do Parque das Nações, os ascensores, o eléctrico 28, as estações de metro de Álvaro Siza (Baixa-Chiado), «a cidade branca» como Alain Tanner lhe chamou. A Brasileira e a estátua de Pessoa, corridos a flashs maravilhados dos turistas, o cosmopolita Chiado, os bairros antigos de Alfama, com as varandas gradeadas pela cor e o fado a espreitar pelas portas. O labiríntico Bairro Alto em que se escolhem as casas de fado, os bares diversos ou as ruas apinhadas de gente, o elevador de Santa Justa em que se vê a mais idílica Lisboa: não tem vazios, nem obras, nem confusas filas de carros, nem pedintes; é só uma colorida mancha de casas com o luminoso Tejo ao fundo. As sessões de ioga nas tardes de domingo, no Jardim Vasco da Gama, os míticos pastéis de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, juntando-se, do outro lado, a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, o CCB e o Museu Berardo. Entre empurrões apressados, a última estação da Linha Vermelha, as superfícies brancas que levantam o centro Vasco da Gama, o Parque das Nações e os teleféricos suspensos no céu azul, a miragem da enorme Torre Vasco da Gama, a abóbada que cobre o Pavilhão Atlântico ou as minimalistas formas do Pavilhão de Portugal em que o passado português e o apelo ao futuro, se fundem.

Problemas à parte, é a Lisboa única e inesquecível.

Anúncios
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentários

  • carina  On Julho 15, 2007 at 20:24

    de facto lisboa é simplesmente linda…
    a sua beleza é indiscritivel..
    passear por ela seja noite ou de dias e fenomenal…
    so é pena nao ter mto tempo pra isso…:(
    beijinhos* * * *

  • Rosa Silvestre  On Julho 15, 2007 at 21:36

    Um belo post que contém muitas verdades1Parabéns!

  • Anusca  On Julho 15, 2007 at 22:51

    Para passear concordo contigo, é uma cidade que tem muito para dar mesmo… Mas a cidade de edifícios, porque a cidade de pessoas não é tanto assim, infelizmente. Vejo pelo Porto… É diferente…
    Mas pronto, não sou de adorar Lisboa, mas não desminto a quantidade de coisas que há que fazer obrigatoriamente em Lisboa, e admito que há algumas delas que ainda não consegui fazer, mas lá virá o seu tempo… =)

    Bjinhooo*

  • mia  On Julho 16, 2007 at 16:10

    Gosto de Lisboa. Nasci e vivo cá, mas gosto. Gosto de passear pelas ruas descontraidamente, gosto de me sentar numa esplanada e ver o rio… Gosto, mas nºao adoro. E ja gostei mais. Lisboa cada vez está mais abandonada, mais velha. EStá pouco e pouco a degradar-se e isso vê-se de dia para dia, infelizmente. Temos muito a aprender ao ver as capitais de outros países, outras cidades mais evoluídas, onde não se vê nem um único papel no chão. Em termos de beleza, todos os cantinhos têm a sua beleza. A de Lx é o sol, o calor…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: