Autoridade da Concorrência & MyZONcard

null

Já estamos habituados, de vez em quando a Autoridade da Concorrência entra-nos no dia-a-dia e é o mote da semana em tudo quanto é media. Já foi assim aquando da suspensão do Optimus Home e também, mais recentemente, da OPA da Sonae à PT. O tema do dia agora será sobretudo a Autoridade da Concorrência (AdC), a ZON TVCabo e o seu myZONcard. Ora, afirma a ZON que o seu cartão que oferece 52 bilhetes de cinema grátis por ano é apenas uma forma de recompensar os seus clientes mais antigos. Quem não achou muita graça foi Paulo Branco, director dos cinemas Medeia (uma minoria no nosso país em comparação com a quantidade de salas de cinema Lusomundo que existem) e que se queixou à AdC.

Nesta novela da indústria cinematográfica e das distribuidoras do nosso país, a AdC considerou que esta oferta poderá trazer consequências irreparáveis para a forma como o cinema é exibido no nosso país, com elevadas repercussões para distribuidoras e exibidores menores, como o caso dos cinemas Medeia. Reza a lenda que  a AdC é contra os monopólios, contudo gera-se aqui um ligeiro contra-senso, pois vivemos rodeados de monopólios em Portugal: como é o caso da EDP ou da PT.

O myZONcard foi então suspenso até que todo o processo seja concluído e tem a sua razão de ser. Os cinemas Lusomundo e apesar de um ser frequentador dos mesmos por questões geográficas, são conhecidos pelos filmes comerciais, pelos elevados preços dos bilhetes e pelos intervalos que estimulam ao consumismo. Já se sabe que no nosso país, tudo é que é à borla é bom e uma oferta como esta poderá levar aos fantásticos magotes que se reúnem em massa nas salas de cinema, sem se preocuparem com a qualidade do filme ou os outros espectadores. Por outro lado, poderá obrigar ao fecho de salas de cinemas como os Medeia, que muitas vezes são os únicos que exibem determinados géneros de filmes.

A ZON considerou esta decisão lesiva do direito do consumidor (yeah, righ) e ora toca de mudar as regras. Segundo comunicado no site da empresa, a partir do ontem o myZONcard passou a garantir apenas 2 bilhetes de cinema pelo preço de um ou oferta de menu “pipocas + bebida” pequeno na compra de um bilhete de cinema, se forem cinéfilos singulares.

Alguém ainda acredita que o myZONcard tem motivações bondosas e de puro gosto pelo cinema? Não será uma tentativa por parte da ZON de tentar monopolizar a indústria, encharcar a todos nós de blockbusters comerciais e sem qualidade e depois aumentar os preços dos bilhetes?

Anúncios
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: